Cruz

31/03/2012 01:26

 

Cruz

“Levaram então consigo Jesus. Ele próprio carregava a sua cruz para fora da cidade, em direção ao lugar chamado Calvário, em hebraico Gólgota.” João17.17

 

   Um dos Símbolos mais antigos é a Cruz. Usada em varias religiões e com vários significados. Uma das cruzes mais antigas é a Cruz do deus Tengri, onde era somente um ‘T’, a primeira letra do seu nome. Essa cruz, chamada ‘Tau’ é usada por alguns franciscanos na nossa religião Católica, simbolizando a verdadeira cruz grega. Mas até chegar ao cristianismo, a cruz era um símbolo de deuses de outras religiões. Simbolizava, geralmente, a morte, o sofrimento,  com Exceção da cruz egípcia que simbolizava a vida após a morte.

 

  Mas o maior significado da Cruz se deu na morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, como diz em no capitulo 27 de Mateus, por exemplo. Depois desse acontecimento de Ele ter sido morto numa cruz e depois ressuscitado 3 dias depois, o simbolismo da cruz passou de morte, de sofrimento, para vida, vida eterna. A cruz que conhecemos hoje, chamada de ‘Cruz Latina’. Há varias cruzes, como a de São Pedro (invertida), Santo André (em forma de X), e etc.

 

 

 

   Esse símbolo é tão importante que o próprio Jesus coloca os sofrimentos da vida como uma cruz.

 

“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me.” Lucas 9:23

 

   Alguns cristãos não acreditam que Jesus foi morto numa cruz, e sim numa estaca. Por isso que a Cruz é o Símbolo do Catolicismo, mas o Símbolo do Cristianismo é o famoso peixe Ichthys (a palavra Ichthys significa peixe em grego, sendo também um acrónimo de Iesus Christus Theou Yicus Soter, "Jesus Cristo filho de Deus Salvador").

 

Para nós católicos é o maior símbolo de Cristo. Não a adoramos, mas sim a vemos como o símbolo de morte e ressurreição de Nosso Senhor.

Voltar

  

  

Nos Curta:

 
 

Nos Veja:

 

 

Nos Siga:

 

 

Nos Reblogue:

 

 

Nos ♥

 

Contato

Anjos em Missão
Estrada do Lageado Velho,1206 - Lajeado, São Paulo - Sp (Próximo ao Supermercado Rossi.)

Nos Curta:

 
 

Nos Veja:

 

 

Nos Siga:

 

 

Nos Reblogue:

 

 

Nos ♥

 

Anjos em Missão/Mt -Todos os Dir. Reservados. 2010/2017- Jovens da Par. Sta. Quitéria Dioc. São Miguel Paulista.

Crie um site grátisWebnode