Eucaristia

31/03/2012 01:22

 

 EUCARISTIA 

 

 

"E (Jesus), tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim" (Lucas 22.19) 

 
 
 

  Nossa bíblia é separada em duas partes, o "Antigo Testamento" e o "Novo testamento". Essa palavra testamento, que significa "Aliança", é o modo de falar as vezes que Deus confiou ao homem um ato, como uma casamento. Temos a "Aliança de Noé" (que Deus disse que nunca destruiria a Terra em Dilúvio novamente), a "Aliança da circuncisão" (que todos os meninos nascido tinha que ter a marca de Deus em seu corpo), entre outras alianças... A mais importante, é a feita com Moisés no topo do Monte Sinai, onde O Criador escreve em uma pedra 10 Atos que o povo não poderia fazer. Esses atos levaram o nome de "10 Mandamentos". Todos que seguissem essas Leis, estariam seguindo o que Deus queria.

 Passou que alguns séulos depois, os que tinham o dever de disser ao povo essas Leis, falavam mas não faziam, onde levou a Deus fazer uma outra Aliança, que se selava no Sangue de seu Filho. Jesus, quando morreu na Cruz selou essa Aliança, onde o amor de Deus não se concretizou numa pedra, mas sim no coração de todos aqueles que seguissem o seu Filho. Antes de ser entregado aos soldados para ser julgado, Jesus ceiou com seus discípulos, onde pegou um pão e uma taça de vinho proferiu as seguintes palavras "...Esse é o meu corpo" (com o pão nas mãos), e "...Esse é o meu sangue" (com a taça de vinho nas mãos). E ainda disse que todos fazerem aquilo em memória d'Ele. Fazendo assim dividir a Historia em duas Alianças. A da pedra e a do sangue; a antiga e a nova; a que passou e a eterna. 

 

 

 

  A nossa religião faz, em todas as Missas, essa Ceia, como se fizesse de novo o que o Cristo fez. O pão usado, pela Religião Católica é chamada de "Hóstia", uma pão feito sem fermento, como era o pão usado na época de Jesus, pois os Judeus não comiam pão com fermento na época da Pascoa, pois o fermento significava Pecado. Essa hóstia, depois da consagração do Sacerdote, se torna o verdadeiro corpo de Cristo, como Ele mesmo falou "... Esse é o meu corpo...", e o vinho, que também é consagrado, se torna o verdadeiro sangue de Cristo, o sangue da "..Nova e eterna Aliança..." Essa ação feita por um sacerdote, é chamada de "Mistério da Transubstanciação", onde o pão e o vinho se tornam o verdadeiro corpo e o sangue de Jesus, sem deixar a aparência e gosto de pão e vinho. É difícil de entender, mas a fé é complicada mesmo, ela faz agente acreditar no Invisível e fazer o impossível.

 

 

 

  Esse momento é chamado de Eucaristia, que significa "reconhecimento", ou ação de graças", ou comunhão, pois, quando um fiel recebe esse pão, entra em uma união com Jesus Eucarístico. É uma coisa muito sagrado, feita só por um sacerdote (ou distribuida por um ministro investido), e pode ser feita para nossa salvação ou até condenação, se não for feita com serenidade. 

 

Oração

Acreditamos, Senhor Jesus, que a tua Encarnação se prolonga na semente do teu Corpo Eucaristia,

para dares de comer aos famintos de luz e de verdade, de amor e de perdão, de graça e de salvação.

. Acreditamos, Jesus, que sobre o altar do teu sacrifício, se enche de força a nossa carne fraca 

que não responde sempre aos desejos do espírito,

mas que tu transformarás à imagem do teu corpo.

Nós Te damos graças, Jesus Eucaristia,  

por nos impelires a uma nova evangelização alentada por Ti.

Que a tua Mãe acompanhe os que aceitam viver e anunciar a tua Palavra,

e que a sua intercessão torne fecunda a tua semente. 

Amém.  

 

(Oração de Cardeal João Sandoval Iñiguez Arcebispo de Guadalajara)

 

Voltar

  

  

Contato

Anjos em Missão
Estrada do Lageado Velho,1206 - Lajeado, São Paulo - Sp (Próximo ao Supermercado Rossi.)

Anjos em Missão/Mt -Todos os Dir. Reservados. 2010/2017- Jovens da Par. Sta. Quitéria Dioc. São Miguel Paulista.

Crie um site grátisWebnode