Santíssima Trindade

31/03/2012 00:41

 

 

 “Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.”

 

(1° carta de São João 5.7)

 
 
 
 
 

A criação, desde o pequeno rato, ao gigantesco hipopótamo, é feita pelas mãos prodigiosas do querido Senhor. Nunca descobriram o seu santo nome, uns dizem ser Javé, ou ainda Jeová, e outros concluem como Iavé. Mas o nome Santo (retirado do hebraico original) é YHVH ou YHWH. Esse nome nunca foi traduzido do jeito certo, se tornando “Impronunciável”. Por esse nome só ser consoantes, algumas pessoas tentou decifrá-lo fazendo a seguinte conclusão, termina o Nome Santo colocando vogais:

 

YHVH

YaHVéH: (ou, traduzido para o português, Javé)

 

YHWH

YeHoVáH (ou, traduzido para o português, Jeová)

 

 

Sendo assim, Deus não tem um Nome especifico e descoberto, e também não tem um rosto, pois Deus é TUDO (muitas pessoas acham que é um homem velho, com uma barba branca, mas não é). Quando Ele aparecia para as pessoas daquela época, usava um anjo da presença, ou anjo do Senhor, que é um Ser, que representa o próprio Deus em forma visível, onde ele sai de sua majestosa posição, para aparecer a um ser em especifico. Tendo a certeza de que Deus, o Criador, é invisível. Mesmo Deus não tendo um rosto, Ele tinha uma voz, chamada de Verbo. Quando Deus teve a missão de criar a Terra, teve a ajuda desse Verbo Santo, pois tudo foi criado pela voz do Pai.

 

“Deus disse: ‘Faça-se a luz’ E a luz foi feita.”

 

(Gên. 1.3)

 

 

Podemos ver que a Luz foi feita a partir do comando de Deus, de Sua Voz. Essa voz era tão poderosa que não ficou só nisso, ele se tornou um Anjo, o Anjo Emanuel. Esse anjo era Deus, saiu de um pedaço Deus. Ele olhava tudo lá de cima, ajudou a criar o mundo, deu palpite na hora da criação do homem e teve a missão mais difícil: Esse anjo deveria descer a Terra, se torna homem e salva a todos, carrega o pecado de todos nos ombros ("E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós"

João 1:14). Emanuel disse que sim, mas pensou que seria fácil. Deus logo resolveu contar a novidade. Contou para Isaias, como podemos ler:

 

“Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco (EMANUEL).”   (Isaias 7.14)

 

Há uma narração bíblica que diz que três jovens, tendo o nome de Sidrac, Misac e Abdênago, desobedeceram à ordem de Nabucodonosor de adorarem a estatua dele, foram jogados na fornalha, mas, um servo olha pra fornalha e... Leia abaixo:

 

 “Pois bem, replicou o rei, eu vejo quatro homens soltos, que passeiam impunemente no meio do fogo; o quarto tem a aparência de um filho dos deuses.”   (Daniel 3.25)

 

Essa quarta pessoa é, segundo algumas pessoas, o Anjo Emanuel, o Verbo Divino, que veio visitar a Terra e salvar esses meninos. Bom, esse anjo foi mandado pra Terra e nasceria como uma pessoa normal, o nome de sua mãe seria Maria, e seu nome terreno seria Jesus. Ele pensou que seria fácil, mas viu a dor que sentiu na cruz, por isso disse “Senhor, por que me abandonastes?”, pois não sabia que ia ser tão doloroso. Então, o Verbo Divino (Jesus) e o Pai YHVH são o mesmo, como Jesus mesmo diz “Eu e o pai somos um.”                                

 

 

 

Mas, talvez você esteja pensando, como Deus aparecia a Adão, se Ele não tem corpo, nem rosto, nem nada. Deus não usou, nesse caso, o Anjo da Presença, era o seu Santo Espírito, que é como o sopro de uma brisa suave, abrasador como um fogo sagrado e belo, como uma pomba a voar. Como o Verbo deveria volta para o Pai, deixou com os apóstolos esse Espírito, no dia de pentecostes. Esse espírito, que é a fortaleza do Pai e a presença do Verbo, é rodeado de mistérios. Não sabemos se ele tem um rosto, se tem um corpo, como é sua aparência, só sabemos que é um Espírito santo que vem sobre a Igreja para defendê-la.

 

Essa Três pessoas, que antes da criação se resumiam em um só Deus, e agora são Três designações que se completam, formam a Santíssima Trindade, sabendo que o Deus-Pai criou tudo que existe, Jesus não é Deus, é seu rosto divino, seu Filho sem mancha, seu braço direito que veio somente em Israel. Já o espírito vem completar a missão de Cristo, levando a Salvação a toda Criatura, movendo os discípulos para todos os lugares, chegando até aqui, no Brasil, que fica bem distante da Terra Santa, mas também conhece o que aconteceu lá.

 

Você pode achar estranho, pois qualquer Cristão-Catolico que perguntares, ele não saberá explicar corretamente, nem eu consegui explica certamente aqui, mas isso não significa que é mentira, e sim que  não conhecemos os desígnios de Deus, somos só criaturas, andando no caminho do PAI, esperando o Grande dia do chamamento da morte.

 

 

 

ORAÇÃO:

 

Ó Pai, que criastes tudo que existe,

Me de a competência

Não para conhecer seus santos Desígnios

Mas para que eu esteja no caminho certo.

Ó Santo Verbo

Que se fez carne e habitou entre nós

E se encarnou em Jesus de Nazaré

Me dê sua Santa paz, seu santo Evangelho esteja em minha boca

E Tudo o que ensinastes, eu consiga aprender.

Ó Santo Espírito,

Esquente-me no teu Santo fogo

E me mostre à verdadeira forma de um Cristão.

Vocês Três, que dão da mesma natureza,

Abençoe a mim e a todos que lerem isso.

Amém.

Voltar

  

  

Contato

Anjos em Missão
Estrada do Lageado Velho,1206 - Lajeado, São Paulo - Sp (Próximo ao Supermercado Rossi.)

Anjos em Missão/Mt -Todos os Dir. Reservados. 2010/2017- Jovens da Par. Sta. Quitéria Dioc. São Miguel Paulista.

Crie um site grátisWebnode