Santos

31/03/2012 01:51

 

Santos

“Foram-lhe dados muitos perfumes, para que os oferecesse com as orações de todos os santos no altar de ouro, que está adiante do trono.” 

Apocalipse 8:3

 

   Nós, que somos da Igreja Católica Apostólica Romana, temos em nossa linda doutrina um mistério que se chama ‘Comunhão dos Santos’. Esses santos que a igreja fala seria algumas pessoas que em sua vida foram exemplo de amor ao Cristo Jesus. E como diz esse mistério, nós os veneramos. É importante ressaltar que VENERAR é muito diferente de ADORAR. Como diz os Santos 10 Mandamentos, podemos “adorar somente a Deus”. Esse venerar seria ter honra, ter como exemplo, ter um amor, como as escrituras mesmo diz de amar ao irmão.

 

   A chamada intercessão dos Santos é acreditar que os Santos canonizados estariam mais próximos de Deus e, assim, levaria nossas orações ao Pai. Eles não fazem milagres, mas intercedem para acontecer o ato milagroso. Temos como exemplo bíblico a grande intercessora Maria de Nazaré, que numa festa de bodas em Caná, avisou a Jesus que acabou o vinho. Isso que ela faz hoje entrega nossos pedidos ao seu filho.

 

 

Podemos ver que no antigo testamento o povo acreditava que Moisés, Jeremias e outros profetas estavam sempre orando pela cidade de Israel, mesmo estando mortos:

 

"Então lhe tomando a palavra, disse-lhe Onias: "Eis o amigo de seus irmãos, aquele que reza muito pelo povo e pela cidade santa, Jeremias, o profeta de Deus."

 

 (II Macabeus 15,14). (Jeremias já estava morto nesta época.)

 

   Outro ponto seria pela confecção de imagens dessas pessoas. Pessoas falam que essa pratica é mal-vista por Deus pela parte bíblica abaixo ...

 

"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20:4).

 

Mas, esse mesmo Deus que proibiu o uso de imagens, foi o mesmo que ordenou a fabricação de 2 querubins em cima da arca da aliança (Ex 25,18-19) e uma serpente de bronze que foi levantada no deserto para a cura dos hebreus (Nm 21,8-9). Não que Deus tenha contradito a sua lei, mas os anjos na arca e a serpente no deserto não foram adorados, e sim ajudaram na conclusão do que Deus queria. Os anjos para enfeitar e a serpente para mostrar onde há Deus, já que Ele é invisível (não que nosso Deus seja uma serpente, mas usou de simbologia. Esse animal simbologicamente significa imortalidade.). No novo testamento, que diz que o “Verbo se fez carne e habitou entre nós” fala que agora nosso Deus é visível, sendo assim nossos crucifixos não são adorados, mas sim uma lembrança da morte de Jesus, pois o Senhor não salvou o mundo quando estava vivo e saudável. Ele salvou quando estava ensangüentado e morto numa cruz. As imagens são como fotos. Quando olhamos para as imagens, lembramos daquela pessoa e do que ela fez em terra.

 

 

  Algumas relíquias de nossos santos foram guardadas em templos e algumas pessoas dizem que foram curadas só por tocar nesses objetos, e pessoas duvidam disso. Temos que lembrar que aquela mulher foi curada só por tocas na veste de Cristo (Mateus 9.20-22), que pessoas eram curadas pelos panos e lenços de Paulo (Atos 19, 11-12) e ainda, pessoas que eram curadas somente pela sombra de Pedro (Atos 5, 15). Então vemos que não é a roupa, ou o pano de uma pessoa que cura, mas a fé do necessitado e o poder de Deus atrás disso tudo.

 

   Então nossos Santos, como São Pedro, São Paulo, Santo Antonio, Expedito, Cosme e Damião, Santa Luzia, Eulália, Inês, e nossa grande intercessora Maria não fazem milagres, mas entregam nossos problemas e pedidos aos pés de Cristo, o Único Senhor.

Voltar

  

  

Nos Curta:

 
 

Nos Veja:

 

 

Nos Siga:

 

 

Nos Reblogue:

 

 

Nos ♥:

 

Contato

Anjos em Missão
Estrada do Lageado Velho,1206 - Lajeado, São Paulo - Sp (Próximo ao Supermercado Rossi.)

Anjos em Missão/Mt -Todos os Dir. Reservados. 2010/2017- Jovens da Par. Sta. Quitéria Dioc. São Miguel Paulista.

Crie um site grátisWebnode